O QUE O BUDISMO DIZ SOBRE A TATUAGEM



"Nunca li nenhum preceito sobre se Buda era contra ou a favor da
tatuagem. O que se recomendava aos monges é que não tivessem apego,
que não usassem roupas muito especiais, que se tornassem uma pessoa simples. Mas isso para os votos monásticos, Quando à questão da pele - se fura ou não, se corta ou não - não tem, religiosamente, muito significado para nós.

Costumamos dizer no Budismo que a vida nos tatua. A vida, ela mesma, vai deixando marcas nas pessoas. Aqueles que tem a capacidade de ver, vê o outro ser e as tatuagens da sua vida e de suas vidas. Cada um de nós, conforme vai vivendo, vai criando hábitos, expressões no nosso corpo, e eles vão nos marcando, vão nos tatuando.

Por que uma pessoa tatua determinado desenho? Cada um de nós
está expressando alguma coisa que é profunda, mais do que a ideia de
um desenho bonito. Às vezes, a gente nem percebe o que é esse motivo
maior. Que relacionamento eu tenho, por exemplo, com tatuagens de
desenhos indígenas? Por que isso me atrai? Por que não tatuei um prédio
ou disco voador...? É uma questão de a gente procurar em nós mesmos,
de se perguntar: de que forma isso se relaciona comigo? Acho bom que
possamos expressar, através do nosso próprio corpo, aquilo que tem
significado para nós.

É evidente que estou dizendo o meu pensamento, porque há pessoas que têm discriminação dentro do Budismo. Havia, há uns 20 anos, um monge em Los Angeis que queria ser ordenado. Ele tinha tatuagens grandes. Meu professor, claro, deu ordenação a ele, não estava preocupado se tinha tatuagem ou não, ser monge é algo que vai atém da pele. Então meu professor levou o discípulo para o abade e disse, "acabei de ordená-lo, tenho que enviar seus documentos para o Japão". "Mas ele tem tatuagem!", respondeu o abade. "E o que é que tem?", questionou meu professor. Mesmo assim, o abade segurou os documentos dele por vários meses. 

Naquela época, no Japão, tatuagem era muito ligada a Yakusa,
Ficou a imagem de que só eles usavam tatuagem.
Os desenhos que nós fazemos em nosso corpo vão influenciar na nossa vida. Gostaria que as pessoas que farão uma tatuagem pensassem um pouco. Que relacionamento estão criando com esses desenhos? Porque eles vão mexer, com nossa cabeças.
Então, vamos criar bons relacionamentos"

Monja Cohen Murayama, tempo Zen Dojo.