Que os cuidados com a pele devem ser redobrados no verão todos sabem, porém, talvez seja novidade para alguns que a tatuagem merece uma atenção especial nesta estação.
Isso acontece principalmente porque a radiação do sol causa uma reabsorção dos pigmentos da tatuagem e faz com que ela perca a cor e o brilho.
– Todo pigmento é fotossensivel, então, quanto mais o local da tatuagem ficar exposto à luz solar, mais risco de ela não se preservar – explica Eduardo de Mingo Schettert, proprietário do Estúdio Edu Tattoo.
A dermatologista Márcia Donadussi afirma que para evitar o problema é preciso que se tenha cuidado redobrado com essa área da pele.
– Vale a pena passar uma camada mais espessa de proteção solar na tatuagem. O ideal é um fator 60 e a reaplicação de duas em duas horas. Não é indicado que se passe o filtro em todo o corpo e da mesma forma na região da tatuagem, pois não faz mal que ela fique mais branquinha. O importante é evitar queimaduras que modificam muito a colocaração da tattoo.
Além da precaução durante a exposição ao sol, os especialistas alertam também para cuidados diários, como o uso de esfoliante e hidrante, ainda mais importante nessa época do ano.
Já o cuidado para quem fez tatuagem há pouco tempo deve ser ainda mais intenso. Segundo Eduardo, deve-se usar os cremes indicados pelos tatuadores, mas não se pode esquecer das restrições pontuadas pela dermatologista:
– Não pode tomar banho de mar, de piscina e de sol até que o local esteja cicatrizado para evitar inflamações – diz Márcia.