Atores passam por rituais para ocultar ou desenhar tatuagens



por MARIANA TRIGO
A crescente moda de tatuagens também tomou conta das peles mais vistas do Brasil. É comum atores e atrizes de televisão terem o corpo com desenhos e palavras, o que cria problemas cotidianos na caracterização de alguns personagens na TV. Com cada vez mais rabiscos pelos corpos, grande parte dos intérpretes precisa contar com sofisticados cosméticos para camuflar os desenhos. E a recíproca é verdadeira. Atores que não possuem tatuagens são os que mais sofrem ao interpretarem papéis repletos de desenhos sobre a pele. Eles têm de se submeter a horas diárias para os retoques das tatuagens temporárias. Cléo Pires, que recentemente posou para a Playboyexibindo suas coleção de escritos e rabiscos pelo corpo, tem dado trabalho para a equipe de maquiagem deAraguaia, onde interpreta a sedutora e determinada Estela. "No começo das gravações, tivemos dificuldades para achar o tom de maquiagem igual ao da minha pele para cobrir com perfeição. Tinha de chegar duas horas e meia antes de gravar só para maquiar as tatuagens. Agora só demora uma hora e meia", minimizou a atriz.
O mesmo tem acontecido com as aparentes tatuagens de Mayana Moura, que vive a descolada estilista Melina, em Passione. Dentre seus muitos desenhos, a atriz e ex-vocalista da banda de rock O.M.I. ostenta o nome de seu antigo grupo com cada uma das letras tatuadas em três dedos da mão esquerda. Antes de gravar, a equipe de maquiagem precisa disfarçar as letras em sua pele alva com a ajuda de maquiagem usada em cenas de efeitos especiais. "Depois que começamos a trabalhar com o HD, as tatuagens ficaram ainda mais difíceis de esconder com a maquiagem. Cada detalhe de sombra ou uma cor diferente da pele do ator aparece com nitidez", ressaltou a maquiadora Luciene Gonzaga.
No entanto, muitas vezes os atores assumem suas tatuagens nos personagens sem maiores interferências em seus papéis. Em A Favorita, por exemplo, Alexandre Nero nem se preocupou em disfarçar sua enorme tribal no antebraço para viver o verdureiro Vanderlei. O mesmo aconteceu com Priscila Paixão em Viver a Vida. Na trama de Manoel Carlos, a atriz, que possui 12 tatuagens, incorporou os desenhos na composição da arquiteta Paixão. "O melhor é desencanar. A única que tinha de apagar é o nome do meu filho, Vitor, que tenho tatuado no pulso", lembrou a atriz.
Ao invés de disfarçar os desenhos, outros intérpretes precisam cobrir seus corpos em intermináveis rituais de desenhos antes de gravar. Luciana Borgui, que interpretou a tatuadora Bárbara, em Tempos Modernos, teve de se adaptar às duas horas diárias de retoques das nove tatuagens inventadas para a personagem pela equipe de caracterização da trama. Na história, Luciana era "pincelada" com duas flores de lótus, uma tribal nos seios, uma guerreira modernosa e outros desenhos que compunham o visual "pin-up" moderno da personagem. "Era um ritual. Me assustei e fiquei enlouquecida quando soube das tatuagens. As pessoas achavam que era henna, mas era uma caneta especial que precisava sempre ser retocada", explicou.
O mais preocupante para os atores é ter de fazer papéis de época com os corpos repletos de rabiscos. Para o ator Emílio Dantas, que vai interpretar o soldado Aron na minissérie Sansão e Dalila, na Record, diariamente ele precisa passar por um "banho" de "airbrush", ou seja, um jato de maquiagem especial para cobrir suas muitas tatuagens antes de entrar em cena. "Fico preocupado com isso porque estou começando. Não quero ser apontado como o cara cheio de tatuagens. Já decorei até o número das maquiagens das tatuagens para facilitar, caso algum maquiador não saiba", avisou, cauteloso.
Dentre os atores que escondem e os que precisam fazer tatuagens para seus personagens, Daniela Récco se destaca. A atriz, que interpretou a irreverente Duda em Três Irmãs, na Globo, foi justamente escolhida para viver a personagem quando o diretor Dennis Carvalho prestou atenção nas tatuagens da atriz. "Ele disse que eu tinha tudo a ver com a personagem pelos meus ursinhos e flores desenhados. Nem precisou pensar que tatuagens inventar", relembrou Daniela. "Atualmente, com tantas técnicas, não é preciso muita preocupação quando se tem tantos desenhos. Dá para esconder numa boa", garantiu Thaila Ayala, a Amanda, de Ti-ti-ti, exibindo parte de suas nove tatuagens.
Escritos enigmáticos
Grazi Massafera teve de mudar radicalmente seu visual para viver a diabólica vilã Deodora, em Tempos Modernos. Para a trama de Bosco Brasil, a atriz tinha de passar diariamente por uma série de maquiagens para desenhar as misteriosas tatuagens da vilã nos braços e costas. Na história, sua personagem possuía símbolos e inscrições em vários idiomas pelo corpo, como chinês, árabe e sânscrito. A personagem teve uma inspiração na atriz Angelina Jolie, por sua coleção de tatuagens, e também foi baseada em heroínas de histórias em quadrinhos. "O público me estranhou com aquele visual. Era uma luta fazer os desenhos no início, mas depois a gente acostuma", ressaltou.
Instantâneas
# Mel Lisboa, que interpreta a invejosa Carla em Sete Pecados, que está sendo reprisada na Globo, teve de esconder suas muitas tatuagens através de um figurino composto por blusas de mangas longas e golas altas. "Parece estranho ela estar sempre de manga comprida, mas era por causa das tatuagens mesmo", divertiu-se a atriz.
# Muitos maquiadores costumam usar pancakes da marca Kryolan para esconder as tatuagens dos atores.
# Daniel Boaventura, que interpretou o malandro Mariano, em Malhação, chegou a ter alergia com as tintas de henna que utilizava para desenhar a tatuagem do personagem, no tórax.
# O coração cravado de flechas da personagem Aline, da série homônima da Globo que volta ao ar em breve, dava trabalho à sua intérprete, a atriz Maria Flor. O desenho era aplicado através de um decalque a cada dois dias e preenchido com caneta especial.